pt
enptes

Objetivos do Treinamento Cardiorrespiratório

Atualmente as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de mortes no mundo, cerca de 16 milhões de pessoas, devido esta estimativa é possível ver cada dia mais a tendência do exercício físico ganhando força devido estética corporal, reabilitação física e sob o impacto que gera na redução dos fatores de risco mais prevalentes e passiveis de controle, como sedentarismo, hipertensão arterial (HAS), diabetes mellitus (DM), obesidade e dislipidemia (colesterol alto).

Fisiologicamente os sistemas cardiovascular e respiratório estão diretamente conectados, sendo eles que vão realizar a troca gasosa e a distribuição de sangue ricamente oxigenado para os outros sistemas do corpo, então o funcionamento e o treinamento destes sistemas vai influenciar positivamente ou não na qualidade de vida do indivíduo.

A prescrição deste tipo de exercício físico deve ser realizada e acompanhada por profissionais de fisioterapia e/ou educação física, em conjunto direto ou indireto com médicos e nutricionistas, gerando uma zona alvo de treinamento efetiva e fora de complicações acerca de fatores de risco preexistentes, como: angina instável, DM e HAS descontrolada, arritmia não controlada e disfunções osteoarticulares.

Os objetivos gerais desse treino são:

– Fortalecimento do miocárdio;

– Aumento do VO2 máximo (consumo de oxigênio);

– Melhora a captação e distribuição de oxigênio.

– Redução de comorbidades;

– Melhora na qualidade de vida;

– Redução no peso corporal;

– Aumento da expectativa de vida.

– Aumento da expectativa de vida.

Há diversas formas de realizar um treinamento cardiorrespiratório, como: esteira, escada, bicicleta, caminhada, nado, entre outras. Alguns pontos que também valem a atenção são a frequência semanal de treinos, sempre estar com uma vestimenta e calçado adequados, uma boa hidratação e a intensidade progressiva dos treinos.

Referências Bibliográficas: 

DE ARAÚJO, D. S. M. S.; DE ARAÚJO, C. G. S. Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adultos. Rev Bras Med Esporte, v. 6, n. 5, p. 194–203, out. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbme/a/7WvcGv53qG8x4V5ndjfscMD#. Acesso em: 13 set. 2024.

MAIR, V. et al.. Perfil da fisioterapia na reabilitação cardiovascular no Brasil. Fisioter e Pesqui, v. 15, n. 4, p. 333–338, out. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fp/a/7Nd4FFJd8tmgVVd5C9SkSdC/#ModalHowcite. Acesso em: 13 set. 2024.PEREIRA, S. R. Abordagem da fisioterapia cardiorrespiratória nos fatores de risco cardiovasculares. 2011. Tese (Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKH3E. Acesso em: 13 set. 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AINDA NÃO FEZ SEU ORÇAMENTO?

Faça agora mesmo!! Garanta a melhor qualidade e os melhores preços do mercado!

COMPARTILHE
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram

ORÇAMENTO RÁPIDO

Nome*
E-mail*
Whatsapp*
Qual sua ocupação?
Selecione os Produtos*

.